A Superintendência Regional de Ensino de Janaúba realizou nos dias 12/07/2023 e 13/07/2023, o Encontro Formativo dos Núcleos de Gestão Pedagógica Regional (NGPR) do Plano de Desenvolvimento das Aprendizagens (PRA).

O Plano de Recomposição das Aprendizagens é elaborado para identificar quais são as áreas ou conteúdos nos quais o estudante apresenta dificuldades e propor estratégias pedagógicas específicas para ajudá-lo a recuperar essas aprendizagens.

A formação dos professores que irão trabalhar no PRA envolveu diferentes etapas, bem como, conhecimento dos objetivos e diretrizes do PRA, pois os professores devem compreender claramente os objetivos e as estratégias pedagógicas que serão utilizadas para ajudar os alunos a superar as defasagens de aprendizagem, identificação das lacunas de conhecimento, seleção de estratégias pedagógicas, capacitação em técnicas de ensino diferenciadas.

Foi um momento de muita interação e conhecimento, com oficinas pedagógicas e compartilhamento de práticas efetivas entre os professores, bem como análise das intervenções.

Cabe ressaltar que a formação dos participantes do PRA é um processo contínuo, em que a troca de experiências, a capacitação e o aprimoramento das práticas pedagógicas são fundamentais para o sucesso do plano.