Para o desenvolvimento desta Metodologia de Êxito, a escola e todos os seus educadores têm papel relevante porque são parte do ambiente e do apoio necessário para que o estudante desenvolva a crença no aproveitamento do seu potencial bem como a motivá-lo a atribuir sentido à criação do projeto que dá perspectiva ao seu futuro.
Na escola, todos devem apoiá-lo no reconhecimento e na construção de valores que promovam atitudes de não indiferença em relação a si próprio, ao outro e ao seu entorno social. Essa estratégia também deverá apoiar o estudante e orientá-lo na sistematização do produto dos seus aprendizados e reflexões que deverão subsidiar a elaboração do Projeto de sua Vida ao longo do Ensino Médio.
Com o intuito de incentivar a participação dos estudantes no espaço escolar e estimular o protagonismo, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais está retomando as atividades do Conselho de Representante de Turma.
O Conselho de Representante de Turma foi desenvolvido pela SEEMG em 2017, porém, nos últimos dois anos, em decorrência das medidas de prevenção à disseminação da COVID-19, as atividades do Conselho de Representante de Turma foram interrompidas.
Em 2022, com o retorno das atividades presenciais, a SEE/MG propõe a retomada das atividades no formato habitual e com a proposta de expansão da elaboração dos Planos de Ação para os anos finais do Ensino Fundamental nas Escolas Estaduais de Minas Gerais.
As escolas estaduais da SRE de Janaúba já estão concluindo o seu processo de eleição e têm até o dia 20 de maio para enviar o formulário com os dados dos representantes.
Apresentamos como se deu o processo das eleições com os alunos do Ensino Fundamental na Escola Estadual Erezinha Antunes Martins, localizada no município de Nova Porteirinha e na Escola Estadual Professor José Américo Barbosa, município de Mato Verde.
A formação Projeto de Vida é um componente curricular ministrado para as turmas do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), o professor conhece os sonhos dos alunos e os ajuda a pensar sobre quais são suas possibilidades para concretizar seus objetivos. Com carga horária de 16 horas, dividida em dois dias de 8 horas cada, a formação acontecerá nos dias 04 e 05 de maio.
Para conhecer um pouco mais sobre o EMTI e escolas que ofertam a iniciativa no estado, é só acessar o endereço eletrônico:
As ações de Intervenção Pedagógica propostas pela Secretaria de Estado de Educação às escolas estaduais neste ano de 2022 tem como objetivo a garantia de uma educação de qualidade a todos os estudantes de todas as etapas, níveis e modalidades de ensino. Neste sentido, para realizar a gestão da Intervenção Pedagógica as Especialistas em Educação Básica da Rede Estadual dos municípios de Mato Verde, Catuti, Santo Antônio do Retiro e Espinosa se uniram e desenvolveram o formulário "Intervenção Pedagógica 2022" sendo um instrumento completo, de fácil entendimento, prático e com um design agradável. O formulário será utilizado pelos professores regentes de aulas e de turmas no planejamento da intervenção pedagógica e nas reuniões de Conselho de Classe durante todo o ano letivo.
Segundo a Especialista Patricia Fernandes Barbosa, da Escola Estadual José Barbosa de Souza, município de Catuti, "a ideia do grupo era elaborar um instrumento que tivesse um visual leve, fosse de fácil manipulação para preenchimento dos dados, mas sem fugir das orientações do Documento Orientador da Intervenção Pedagógica 2022".
O resultado do trabalho dessa equipe de Especialistas foi um sucesso que foi compartilhado com os seus pares no Plantão de Orientações da Intervenção Pedagógica realizado pela Regional de Janaúba, no dia 13/04.
Além de demonstrarem proatividade e criatividade na execução de suas funções, as Especialistas têm apresentado como a construção de comunidades de aprendizagens favorece o diálogo e a transformação e como as ferramentas do Google estão otimizando o trabalho pedagógico.
Do dia 21 a 25 de fevereiro aconteceu o Webinário: Formação inicial EMTI - Modelo Pedagógico da Escola da Escolha para os servidores das escolas que ofertam o Ensino Medio Tempo Integral.
Tivemos as participações de Esther Barboza - Superintendente de Políticas Pedagógicas e dos estudantes JPs - Jovem Protagonistas, entre eles a Olivia Dias Vieira da E. E. Maurício Augusto de Azevedo;
A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), em conformidade com a Resolução nº 4.496/2021, abre inscrições destinadas ao cadastro de reserva para convocação e contratação temporária para profissionais do Quadro de Magistério e do Quadro Administrativo nos Centros de Referência em Educação Especial Inclusiva (CREI), vinculados às escolas da rede estadual de ensino. Os candidatos interessados podem se inscrever a partir desta segunda-feira (14/2) até a quarta-feira (16/2).
Estão disponíveis as seguintes funções: Professor de Educação Básica (PEB), Especialista em Educação Básica (EEB) e Analista de Educação Básica (AEB) – Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.
O candidato deverá realizar sua inscrição, pessoalmente ou por procuração, nas unidades de ensino de vinculação dos Centros de Referência em Educação Especial Inclusiva (CREI), observando, no ato da convocação/contratação temporária, as normas vigentes para o acúmulo de cargos. O candidato poderá realizar até duas inscrições para funções distintas e de livre escolha, por unidade CREI, observada a habilitação/escolaridade e a formação especializada.
A inscrição terá validade de um ano, podendo ser prorrogada por igual período, contado da data da vigência da Resolução.
A divulgação da lista de classificação dos inscritos será publicada no dia 21 de fevereiro na escola estadual de vinculação do CREI.