Nesta sexta-feira (26/05/23), a Escola Estadual Prefeito Maurício de Azevedo no município de Janaúba – MG, realizou uma Palestra com os alunos dos 4º e 5º anos para tratar sobre o Programa Dignidade e Saúde em Ciclo. O enfermeiro da Unidade Básica de Saúde Zacarias Pereira, juntamente com acadêmicos de enfermagem conduziram a palestra. A palestra foi realizada em dois ambientes com abordagem diferenciada com as meninas e meninos.

A palestra às meninas teve como objetivo orientar às estudantes quanto ao direito e acesso ao absorvente higiênico e ao não afastamento das aulas e atividades por motivo da menstruação, além de demonstrar a forma correta do uso e descarte dos absorventes higiênicos. Enquanto, que para os meninos teve a finalidade de informar sobre o que é menstruação, TPM (tensão pré-menstrual) e respeito com as colegas durante o ciclo menstrual.

O Programa Dignidade e Saúde em Ciclo da Secretaria de Estado Educação / MG visa a reflexão sobre a pobreza menstrual, desmistificar tabus relativos à menstruação e garantir o direito à dignidade menstrual a todas as estudantes da rede estadual de ensino, por meio da disponibilização de absorventes higiênicos nas escolas da rede estadual, corroborando, desse modo, para o bem-estar e saúde de meninas e mulheres.

Durante a palestra, a diretora Alessandra Carvalho Aguiar, ressaltou sobre a importância do programa e que a escola irá disponibilizar absorvente higiênico às estudantes que solicitarem.

A aluna Amanda da turma do 5º ano da professora Joaquina, relatou que “a palestra foi interessante, teve informações necessárias sobre as mudanças do nosso corpo, os cuidados com a higiene íntima, uso e descarte do absorvente. Algumas coisas foram novidades, eu não sabia algumas informações sobre a diferença do uso de sabonete para as partes íntimas. Acho interessante a escola ter o absorvente, porque todas nós meninas passaremos por essa fase e em caso de ocorrer na escola, temos onde pedir ajuda. E tem aquelas pessoas que pode não ter condição de comprar e ver esse apoio na escola. ”

O aluno Felipe da turma do 5º ano da professora Gildete, relatou que “a palestra foi muito explicativa falando da menstruação e sobre as dores que a mulher sente. Foi interessante a fala sobre a TPM, pois não entendia porque as mulheres sangravam, mas com a palestra pude compreender o que é menstruação e que as mulheres sofrem mais que os homens. Aprendi que os homens devem compreender, respeitar e ajudar as mulheres quando eles necessitarem.

Segundo a diretora, “com esta ação inicia-se o Programa Dignidade e Saúde em Ciclo na escola e esperamos que as estudantes possam se sentir acolhidas e encontrar suporte, e assim não faltar aulas nos dias do ciclo menstrual.